segunda-feira, 7 de maio de 2018

XADREZ EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Mais de 290 alunos participam de Torneio de Xadrez
nos Jogos Escolares em São José

Os alunos Kauan Sales e Júlia Fernanda, da Emef Profº Hélio Walter Bevilacqua, participaram do Torneio de Xadrez nesta quarta, no Cefe. (Foto: Divulgação/PMSJC)
Os estudantes da rede de ensino municipal de São José dos Campos começam, nesta semana, a participar dos torneios da 31ª edição dos Jogos Escolares.

Os torneios de xadrez, damas e atletismo, acontecem entre os dias 2 e 4 de maio. Mais de 5.700 alunos devem participar das atividades esportivas durante todo o ano letivo.

Na manhã desta quarta-feira (2), cerca de 290 alunos com idades entre 10 e 14 anos, estudantes dos 5º ao 9º ano das escolas municipais, se reuniram no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na região norte da cidade, para o torneio de xadrez.

As duplas de estudantes ocuparam as mais de cem mesas dispostas no espaço para o jogo de estratégia em torno do tabuleiro. “O xadrez contribui para o raciocínio lógico e para a concentração, que também são importantes nos jogos de quadra e fora dela, nos estudos”, disse a professora de Educação Física da Emef Profº Álvaro Gonçalves, que fica no Campo dos Alemães (região sul), Diana Ribeiro, que acompanhava um grupo de alunos dos anos finais.

Segundo a educadora, os jogos de xadrez serão incluídos nas aulas de Educação Física neste semestre e o grupo de alunos selecionado para o torneio dos Jogos atuará como multiplicador e incentivador da prática na escola.

“Os alunos que vieram aqui hoje já sabem jogar xadrez e gostam, eles vão ajudar no incentivo à prática na nossa escola. As aulas de Educação Física devem incluir todos os alunos, para que todos os gostos sejam atendidos, seja no xadrez, seja nos jogos de quadra”, afirmou Diana.

Camila Guimarães Marques, de 13 anos, está no 8º ano na Emef Profº Álvaro Gonçalves e aprendeu a jogar xadrez com o irmão. Agora ela é uma das multiplicadoras do jogo na escola. “Gosto do xadrez porque ele ajuda a pensar melhor, criar estratégias e a concentrar também. E vai ser muito bom ter mais opções de jogos na escola”, contou Camila.

As particularidades de uma partida de xadrez podem parecer difíceis para um principiante, mas com muito treino e foco podem ser assimiladas, é o que explicou a dupla de jovens enxadristas formada pelos alunos Kauan Sales, de 14 anos, e Júlia Fernanda Lima da Silva, de 12 anos, ambos da Emef Profº Hélio Walter Bevilacqua, do Jardim República (região sul).

“Comecei a jogar pensando que era muito difícil e que não ia conseguir, mas com o tempo vi que é muito bom, nem é difícil, só precisamos ter muita atenção nas jogadas”, disse Kauan que vê os Jogos Escolares como uma oportunidade de conhecer novos colegas, de outras escolas, além de praticar os esportes que gosta.

“Gosto de xadrez, acho legal, mas também achei um pouco difícil no começo, é preciso treinar bastante. A gente aprende a jogar jogando mesmo”, disse Júlia.

Sobre os Jogos

Os Jogos Escolares tiveram abertura oficial na última sexta-feira (27) em clima de festa e união no Ginásio do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria). As ações da rede de ensino municipal beneficiam mais de 5.700 alunos em diversas modalidades esportivas e envolvem 41 escolas municipais.

Os Jogos Escolares são uma forma de incentivar a interação entre alunos e proporcionar aos estudantes diversas modalidades esportivas em ambiente seguro e com a orientação de profissionais de Educação Física.

Através das práticas esportivas, as equipes de alunos vivenciam valores da formação humana como: solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade, além de bons hábitos em prol da qualidade de vida.

Fonte: https://www.portalr3.com.br/2018/05/mais-de-290-alunos-participam-de-torneio-de-xadrez-nos-jogos-escolares-em-sao-jose/


Um comentário: